• Operaction / Imagem: Pixabay

Ergonomia.



Fonte: Operaction / Imagem: Pixabay


Os operadores se queixam frequentemente de dores nas costas. As causas podem ser muitas, nem todas relacionadas com o trabalho. As dores nas costas podem ser agravadas por conduzir durante longos períodos num assento mal ajustado, por trancos, solavancos e vibrações causadas por estradas em má conservação.


Algumas coisas podem ser feitas para atenuar o problema:

-Verificar se a máquina que você esta trabalhando é apropriada para o serviço a ser executado. --Se tiver dúvidas discuta o assunto com o seu chefe.

-Cuidar da manutenção, corrigir eventuais defeitos que ocorrem com frequência (ex.: um assento com suspensão avariada, falta de um encosto de cabeça ou trava solta, barras e hastes da direção e componentes da suspensão se houver) e se a pressão dos pneus está conforme recomendada pelo fabricante.

-Sempre comunicar quaisquer falhas ocorridas com máquina ou outros problemas com o trabalho.

-Ajustar o assento de modo a ficar confortável e de modo a que este apoie a parte inferior das costas e de forma a que possa ver claramente sem ter de se esticar, torcer ou inclinar a cabeça.

-Certificar-se de que consegue utilizar os controles do equipamento sem ter de se esticar, torcer ou inclinar os braços.

-Se o seu assento tiver um ajuste para o peso do condutor, certificar-se de que este esteja ajustado corretamente para o seu peso.

-Escolher percursos evitando superfícies irregulares, acostamentos e caso não seja possível, conduzir devagar evitando choques e solavancos.

-Manter o piso das áreas de trabalho em bom estado. Remover todas as pedras e obstáculos e preencher todas as valas e buracos.

-Dirigir, frear, acelerar, mudar as marchas e manobrar suavemente.

-Evite sentar-se curvado, inclinar-se constantemente para a frente ou para o lado, ou conduzir com as costas tortas.

-Fazer pausas regulares, para evitar estar sentado na mesma posição durante demasiado tempo.

-Não saltar da máquina, nem fazer quaisquer movimentos irregulares que possam travar as suas costas.

-Evitar levantar e transportar cargas pesadas.

-Comunicar ao seu patrão se sentir alguma dor nas costas.

-Se sentir dores nas costas Evite atividades que agravem as dores nas costas.

No entanto, é melhor manter-se ativo, uma vez que as dores nas costas raramente são graves.

-Experimente métodos simples de alívio das dores para ajudar a superá-las, mas consulte o seu médico se estiver preocupado ou se a dor persistir ou se agravar subitamente.