• Bamaq

Máquinas agrícolas: 5 máquinas da construção amplamente utilizadas na agricultura.

Hoje em dia já nem dá mais para imaginar o campo sem tecnologia, não é mesmo? De acordo com o último censo do IBGE (2017), a agricultura nacional já conta com mais de 2 milhões de máquinas. Mas, o que talvez você não saiba é que muitas máquinas próprias da construção civil têm sido amplamente empregadas também como máquinas agrícolas.

Fonte: Bamaq


Quer descobrir quais são essas aplicações? Continue a leitura e conheça as 5 principais máquinas de construção utilizadas no campo.


1- Escavadeira Hidráulica

A escavadeira hidráulica conta com torque elevado, ciclos rápidos e rápida capacidade operacional. É utilizada principalmente para criar a infraestrutura no campo, desde deslocamento de materiais até a manutenção das estradas de acesso à lavoura e escoamento da produção.

É amplamente empregada nas culturas de arroz, soja, trigo, milho, cana-de-açúcar e na pecuária. Independe da cultura. Também pode ser utilizada no plantio de mudas com adaptação de implemento próprio.


2- Pá carregadeira

Robustas e com sistema hidráulico potente, as pás carregadeiras são amplamente utilizadas no campo como uma força extra em diversas aplicações, como: transporte de materiais, curvas de nível, limpeza de estradas, construção de barragens, carregamentos e abastecimento de silo. Para exercer diferentes atividades, a pá carregadeira conta com implementos como garfo, pallet, entre outros.

As produções agrícolas que mais utilizam as pás carregadeiras são: cana-de-açúcar, soja, milho, trigo e algodão.

3- Trator de esteira

Precisão, baixo consumo e alto rendimento são características dos tratores de esteira, muito utilizados também na infraestrutura do campo. Com essa robusta máquina é possível fazer a abertura de açudes e de valas, canalização, curvas de nível, adubação, cultivo, irrigação, exploração florestal, e ainda, manejo de resíduos sólidos.

Além disso, o trator de estreia é amplamente utilizado como força motriz para arado, parte essencial de preparação do solo.

Os tratores de esteira podem ser utilizados em diversas culturas, mas são muito encontrados como máquinas agrícolas nas produções de arroz, soja, trigo, milho, cana-de-açúcar e pecuária.

Você também pode se interessar pelo artigo: Tipos de tratores: conheça os principais e suas funções.

4- Retroescavadeira

Não dá para falar de máquinas pesadas, independentemente do segmento, e não citar as retroescavadeiras. Essas máquinas são versáteis e têm grande apelo na construção, indústria, setor florestal e, claro, como máquinas agrícolas.

No campo, as aplicações da retroescavadeira envolvem: transporte de materiais, infraestrutura das fazendas, abertura de valas, construção de cercas, desassoreamento, limpeza, adubação, cultivo e irrigação e manutenção e limpeza de estradas.

Ou seja, além de auxiliar na criação de infraestrutura, essa máquina é ainda utilizada no próprio cultivo das culturas. Assim, é muito encontrada em plantações de arroz, soja, trigo, milho, cana-de-açúcar, e ainda, na pecuária.


5- Motoniveladora

Entre as máquinas da construção que se tornaram máquinas agrícolas, uma das mais populares é a motoniveladora. Não é para menos, não é mesmo? As motoniveladoras são máquinas específicas para nivelar o solo, por isso, têm um apelo tão grande no campo.

A motoniveladora é utilizada sobretudo para executar trabalhos de: curvas de nível, limpeza do terreno (principalmente o bagaço de cana), escarificação do solo e corte de taludes, e ainda, limpeza e manutenção de estradas. .

Com certeza você vai encontrar motoniveladoras no cultivo de cana-de-açúcar, algodão e arroz.




  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Linkedin
Logomarca WP.png