• Bamaq

Máquinas de terraplanagem: quais as mais utilizadas e suas funções?

Atualizado: Out 10



A terraplanagem é caracterizada por um conjunto de operações para remoção e/ou colocação de terra para nivelar um terreno, preparando-o para receber as fundações de uma construção de acordo com dado projeto. Ou seja, é o primeiro passo para começar qualquer construção. Para preparar o solo e fazer a movimentação de grandes porções de terra, muitas diferentes máquinas de terraplanagem podem ser empregadas. Conheça agora as principais operações de terraplanagem e os equipamentos utilizados nessas etapas.


Operações da terraplanagem

O processo de terraplanagem é composto por diferentes etapas. São elas: escavação, aterramento e compactação do solo. Em que em cada uma delas, uma ou mais máquinas pesadas podem ser utilizadas. Então, veja quais são as principais delas e suas aplicações.

Máquinas de terraplanagem


Para as etapas de escavação e aterramento, as máquinas de terraplanagem mais utilizadas são: escavadeira hidráulica, mini carregadeira e mini escavadeira (essas duas últimas para pequenos espaços) e pá carregadeira.


Escavadeira Hidráulica

Para fazer a escavação mecânica dos solos, uma máquina muito utilizada é a escavadeira hidráulica. Isso porque o equipamento consegue mover grandes porções de terra em poucos minutos, graças a força que desempenha devido ao seu sistema de funcionamento hidráulico.

Mini carregadeira e mini escavadeira


Quando o canteiro de obras conta com um espaço reduzido, a mini carregadeira e a mini escavadeira são máquinas ideias para escavar e retirar entulhos e porções de terra de forma rápida. Assim, são muito utilizadas em espaços urbanos, que geralmente contam com canteiros de obra menores.


Pá carregadeira

A pá carregadeira é uma espécie de trator com uma pá na frente. Por isso, é muito utilizada para fazer movimentação de terra e também retirar raízes de árvores. A pá carregadeira ainda tem capacidade para carregar peso, deslocar sedimentos, cavar buracos e nivelar solos.

Compactação dos solos

Para fazer o nivelamento e compactação do solo para deixá-lo firme e resistente, além de adequado ao projeto para receber as fundações da construção, as máquinas mais utilizadas são a motoniveladora e o rolo compactador.


Motoniveladora

Quando se fala em máquinas para terraplanagem não é nem possível imaginar uma operação sem a motoniveladora. Essa máquina é a responsável por espalhar a terra nivelando todo o terreno a partir de sua lâmina central. Além disso, a motoniveladora tem capacidade para atuar também em terrenos acidentados, criando superfícies inclinadas ou transversais.

Rolo compactador

Depois que a motoniveladora deixa o terreno devidamente nivelado, o rolo compactador entra em ação para comprimir o solo com seu peso e vibração, tornando-o firme e resistente.



  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Linkedin
Logomarca WP.png