• Bamaq

Manutenção de máquinas pesadas: entenda sua importância.


Fonte: Bamaq


A manutenção de máquinas pesadas deve ser sempre uma das maiores preocupações na rotina

de quem lida com esses equipamentos. Pois, esse tipo de cuidado previne acidentes de trabalho e prejuízos financeiros, além de garantir o bom funcionamento do maquinário.


Vale destacar ainda que, investir na manutenção adequada contribui para a redução dos custos operacionais de seus equipamentos em até 25%.

Tipos de manutenção


Manutenção preventiva

A manutenção preventiva de máquinas pesadas é um evento periódico planejado. Seu objetivo é prever possíveis falhas e problemas que podem ocorrer durante o uso do equipamento. Como é uma manutenção programada, os desgastes e danos ocorridos são menores. Assim, representa um menor custo de reposição e permite que a máquina opere com máximo desempenho.


Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva, acompanha as condições de funcionamento e desempenho de uma máquina, monitorando por meio de softwares específicos a máquina em questão. A partir do momento que essa manutenção identifica problemas que já estão em curso, ou que podem comprometer seu uso em um futuro próximo, é acionada a manutenção corretiva para aplicar os devidos reparos.


Manutenção corretiva

Por fim, a manutenção corretiva é aquela responsável por fazer a correção de problemas, ou danos, que já estão comprometendo o funcionamento do equipamento.

Importância da manutenção de máquinas pesadas

Investindo nas manutenções corretamente você vê um impacto positivo em três principais aspectos:

  1. Economia: trocar peças ou todo o maquinário é realmente oneroso. Então, quando você investe em manutenções que prolongam a vida útil do seu equipamento, faz uma bela economia nesse ponto;

  2. Produtividade: equipamentos em perfeito estado de uso vão ter melhor performance muito melhor do que aqueles já desgastados. Além disso, dependendo do problema que a máquina apresentar, será necessário, até mesmo, pausar o seu uso para fazer reparos. Ou seja, esse é um problema que vai realmente afetar a sua rotina produtiva e ocasionar atrasos nas entregas;

  3. Segurança: quando a manutenção de máquinas pesadas está em dia você torna o trabalho mais seguro para o operador. Tendo em vista que essa é uma importante medida de prevenção de falhas técnicas.

Benefícios da manutenção de seus equipamentos

Vale destacar ainda que, a execução das revisões por um profissional capacitado e treinado assegura o aumento da vida útil de seu equipamento, cumpre as exigências contratuais quanto a manutenção da garantia e proporciona maior liberdade para você focar em seus planos de negócios.


Também impacta em uma redução da probabilidade de falhas inesperadas, aumenta a confiabilidade e disponibilidade do equipamento e promove o restabelecimento das condições originais da máquina.


Além de todos os benefícios já mencionados, as corretas manutenções também garantem um melhor valor de revenda quando for o momento de trocar o seu equipamento.